A responsabilidade de um pai ou de uma mãe não se restringe a fornecer o alimento ou possibilitar uma boa educação. Aos pais, cabe não somente ensinar os preceitos bíblicos, como também devem ser um testemunho do que ensinam. Os filhos devem encontrar nos pais uma fonte inesgotável de ternura, amor, compreensão e apoio. Grande parte dos problemas que a sociedade enfrenta atualmente são resultado de famílias destruídas. Resultado de pais que não souberam conduzir suas próprias vidas e, por consequência, também não souberam conduzir suas famílias.Um elogio traz resultados muitos melhores do críticas. O diálogo é muito mais construtor que discussões e imposições. Pais irritam aos filhos quando agem como se fossem conhecedores de toda a verdade. Quando o orgulho próprio é mais importante do as emoções dos filhos. Atitudes assim fazem com que os filhos percam a motivação, fiquem tristes, desanimados e pior: acabam por perder o respeito e a confiança nos pais. E essa é a origem de traumas e frustrações que, muitas vezes, são carregadas por toda a vida.
A possibilidade dos pais cometerem esses erros é tão grande que a Bíblia é clara ao afirmar: "Pais, não irriteis vossos filhos..."
Que Deus conceda sabedoria a cada pai e mãe para que possam guiar seus filhos com amor e respeito, construindo assim famílias que agradam ao coração de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário