sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho." Provérbios 19:2

Pensamento: Este texto mostra a importância de ser paciente, cauteloso, e prudente para esperar que as coisas aconteçam no momento oportuno. Apressar as coisas não é uma decisão prudente, é preciso saber esperar para que se possa ter um aproveitamento total de qualquer situação. O amadurecimento é adquirido somente com o tempo, e as experiências precisam ser vividas dia-a-dia.

Oração: Querido Pai, por favor, dê-me a sabedoria para enxergar o que é melhor, correto e verdadeiro, ajuda-me a esperar com paciência o momento certo para que as coisas aconteçam, não permita que eu seja precipitado e não permita que eu venha me desviar do Seu caminho, porque a minha alegria é Lhe servir e honrar. Em nome de Jesus, Amém.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

"O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo." Sofonias 3:17

segunda-feira, 22 de julho de 2013

"Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração." Eclesiastes 7.7

Dia após dia, o diabo trabalha para destruir a criação de Deus. Busca oprimir ao ser humano de diversas formas: problemas financeiros, no local de trabalho, brigas na família, doenças. O diabo tem por estratégia trazer o cansaço ao espírito do homem, para que assim, exausto, ao invés de buscar a Deus, o homem fique prostrado, deprimido, destruído. Devemos sempre elevar nossos pensamentos a Deus, para não cair nas ciladas do diabo.

domingo, 21 de julho de 2013

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. " Colossenses 3:12

sábado, 20 de julho de 2013

"Contudo, atendeu à sua aflição, ouvindo o seu clamor." Salmos 106.44

Deus conhece nossa vida e vê todas as nossa aflições. Por maiores que sejam as dificuldades, por mais intensa que seja a solidão, Ele está ao nosso lado, ouvindo o clamor que sai dos nossos lábios como também aquele vem de nossa alma.
Portanto, confiemos em Deus. Confiemos, pois Ele sabe de todas as nossas necessidades e certamente, no momento perfeito que Ele conhece, teremos nosso clamor atendido.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Ele os libertou muitas vezes, embora eles persistissem em seus planos de rebelião e afundassem em sua maldade." Salmos 106.43

A misericórdia de Deus é imensa. Embora, muitas vezes, o povo de Israel tenha pecado, agido com rebeldia, com malícia, Deus os perdoou e libertou.
Deus continua sendo misericordioso e, se erramos, e se há o arrependimento sincero, Ele está pronto para nos perdoar e nos libertar do peso da culpa, do remorso, do pecado.
Contudo, de nada adianta errar, buscar a misericórdia de Deus e não ter novas atitudes. Embora a misericórdia de Deus seja imensa, maior é a Sua justiça.
Portanto, se pecarmos, temos em Deus a misericórdia. Porém, a misericórdia de Deus não nos impedirá de colher os frutos daquilo que plantamos. Por ser Deus também justiça, colheremos também consequências de nossos atos.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

"Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios." 106.33


A irritação, o nervosismo,  faz com que percamos o controle e acabamos por dizer coisas que podemos nos arrepender.
Somos humanos e , por mais que nos esforcemos, vez ou outra, somos tomados pela irritação. Nestes momentos , a atitude mais prudente a ser tomada é o silêncio. É respirar fundo e, se possível, buscar um local isolado para orar, para pedir a Deus que acalme nosso espírito.Tentar resolver qualquer situação em momentos de ira é, quase sempre, a pior escolha.
Portanto busquemos em Deus a serenidade em todos os momentos e o domínio próprio nos momentos de maior tensão.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

"Também rejeitaram a terra desejável; não creram na promessa dele." Salmos 106.24

Quantas vezes Deus plantou algo em seu coração e você não quis acreditar?
Quantas vezes você sonhou com uma vida melhor, com uma cura, com a restauração familiar ou de relacionamentos, mas isso pareceu-lhe impossível?
Quantas vezes você ouviu uma palavra positiva, um elogio, mas achou que não merecia?
Deus tem uma "terra desejável" (uma vida abundante) para cada pessoa que Ele criou. Os planos de Deus são perfeitos, de paz e bem. Contudo, quando duvidamos, desprezamos a vida que Deus quer nos proporcionar e nos fazemos escravos de nós mesmos, de nossos medos.
Crer é o que Deus nos pede. Crer significa não duvidar. Crer significa entregar-se, para que Deus possa cumprir Sua Boa vontade em nossas vidas.
Creiamos! 

terça-feira, 16 de julho de 2013

 "Trocaram a Glória deles pela imagem de um boi que come capim." Salmos 106.20

O povo de Israel teve o privilégio de ver Deus fazendo maravilhas no deserto. Diariamente, Deus dava-lhes o alimento, a água, o sustento. Caminhavam no calor do deserto, mas não adoeciam. De dia guiava-os através de uma coluna de nuvens e a noite por uma coluna de fogo. E mesmo em meio a tantas manifestações de Deus, na primeira dificuldade, trocaram-No  por um objeto construído pela mão de homens, por matéria bruta. A cegueira espiritual desse povo era tamanha que trocaram o Deus vivo pela imagem de um animal que come capim. 
A atitude do povo de Israel, contudo,  serve-nos como exemplo. Será que também não temos trocado a Glória de Deus, por algo que não merece lugar em nossas vidas? Será que a dúvida, a mentira, a mágoa, o rancor, orgulho e tantas outras coisas não tem tomado lugar em nossos corações?Um lugar que somente Deus deveria habitar?
Que neste dia possamos refletir sobre o que tem ocupado nossas mentes e corações, para que não troquemos a Glória de Deus por coisas que não tem valor algum.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

"Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo." Salmos 106.3


Segundo o dicionário Michaelis, a palavra bem-aventurado pode ser definida como pessoa muito feliz,  ou ainda, o que tem a felicidade do céu.
Andar em retidão, ou seja, praticando as obras que a Bíblia nos ensina, fazendo  o que é certo, independente da situação e buscar a justiça a todo o momento, traz a a alegria de Deus aos nossos corações. 
Hoje, podemos observar pessoas infelizes, doentes da alma, insatisfeitas, rancorosas, depressivas que buscam em medicamentos, em drogas, em amigos a felicidade. E, mesmo nessa busca incessante, continuam tristes, vazias.
A "fórmula" da verdadeira felicidade é simples: andar em retidão e justiça. Essa receita está disponível neste livro antigo, muito lido, mas pouco compreendido: a Bíblia!
Que neste dia possamos andar em retidão e justiça, para sermos, assim, bem-aventurados; aqueles que tem a felicidade do céu.

domingo, 14 de julho de 2013

 "Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma." Salmos 106.15


Nem sempre o que desejamos é para o nosso bem. Nossa percepção humana, limitada, por vezes não nos permite entender que nossos desejos podem ser nossa ruína. Deus não falha. Ele escuta a cada oração e conhece as profundezas de nossos corações melhor que nós mesmos. Em Sua grandeza, Deus sabe exatamente que, se tivermos alguns de nossos desejos concedidos, estes podem ser nossa destruição física ou espiritual. Por isso, devemos submeter nossas vontades à Vontade de Deus. Certamente, Ele nos concederá o que precisamos e não somente o que queremos.

sábado, 13 de julho de 2013

"Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios;
entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão." Salmos 106.13-14

Os momentos difíceis tem também seu propósito: eles foram feitos para que passemos por eles, e não para vivermos eles. Devemos passar pelos momentos de tempestade, sem corromper nossa fé ou caráter.
Momentos de dor e solidão  são inevitáveis, porém, são também oportunidades para conhecermos nossa estrutura de fé. Se, em meio às dificuldades, temos nossa confiança em Deus abalada, é sinal de que precisamos rever nossos conceitos espirituais e buscar um novo relacionamento com Deus.
Que Deus nos conceda um coração puro para sempre caminhar em Sua presença, independente do deserto que tenhamos de atravessar.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

"Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim." Salmos 51.3

A consciência do pecado serve como um "sinal de alerta". Sabemos quais são os nossos pontos fracos, a área da vida em que mais somos tentados. Sabemos que o pecado está diante de nós e, especialmente em momentos de fraqueza, cansaço físico ou emocional, a tendência a cometer deslizes é maior. Por isso, devemos estar atentos, vigiando para não cair nas ciladas do diabo e perder o que há de mais importante: a comunhão com Deus.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?" Gênesis 18.14


Deus, com Sua palavra, criou o universo e tudo o que nele há. Criou a imensidão do mar e a beleza das flores. Criou céus e terra. Criou plantas, animais, um mundo harmonioso. E criou o ser humano, à Sua imagem e semelhança. Deus escolheu a humanidade para a amar.
Será que existe algo impossível para Deus? Será que existe algo difícil para esse Deus que tudo criou? Algo que Ele não possa fazer? 
Certamente, não. Por maiores que sejam nossos problemas, não há nada que Deus não possa resolver. Para tal, no entanto, Deus exige uma coisa: Confiança! Devemos crer que Ele está ao nosso lado e confiar que Ele nos atenderá.
Que a confiança em Deus seja a inspiração para o seu dia!




quarta-feira, 10 de julho de 2013

"...quando, porém, te fortaleceres, sacudirás o seu jugo da tua cerviz." Gênesis 27.40 

Sacudir o  jugo da cerviz significa revoltar-se com uma situação de opressão, livrar-se de um peso, libertar-se de algo que o faz cativo. 
Para que essa libertação ocorra, é preciso, no entanto, estar forte, fortalecer-se. Apenas na presença de Deus encontramos força para quebrar o jugo que o inferno impõe. Buscar comunhão com Deus é a forma de, verdadeiramente, ter a vida  transformada.
Sejamos fortes, busquemos em Cristo a liberdade que a Bíblia promete.



terça-feira, 9 de julho de 2013

"Ele me disse: O SENHOR, em cuja presença eu ando, enviará contigo o seu Anjo e levará a bom termo a tua jornada..." Gênesis 24.40

Andar na presença de Deus, em obediência à Sua vontade, com sinceridade de coração e entrega de espírito nos traz a graça de tê-Lo cuidando de nossas vidas, enviando um Anjo para abençoar a nossa jornada.
Que o Santo Espírito nos fortaleça para que sempre possamos andar em Sua presença!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

"Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." Salmos 1.6

Deus conhece a cada um de nós, melhor até que nós mesmo. Sabe de nossas intenções.
Deus vê cada ato nosso, conhece nossas dores e está sempre pronto a nos ouvir.


Se alguém tenta nos prejudicar, não temos motivos para nos preocupar. Nosso Pai celestial está ao lado daquele que anda em justiça. Se formos justos em nossos caminhos, ainda que o ser humano nos cause danos, a justiça divina, no devido tempo será estabelecida. Apenas confie no Justo Juiz.

domingo, 7 de julho de 2013

"Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos." João 20:23

Quando guardamos ressentimentos de alguma pessoa, somos os maiores prejudicados. Isso porque a falta de perdão abre diversas portas para que o diabo possa atuar. Não perdoar  traz amargura ao coração; com o tempo, a amargura tende a se transformar em rancor, em ódio. O ódio nos torna cegos, incapazes de entender os motivos alheios e de enxergar nossas falhas. O ódio nos faz infelizes  e contamina aos que estão ao nosso redor.Desta forma, aos poucos as pessoas se afastam. E a solidão passa a ser companhia, junto com o ódio e a frustração.
Por outro lado, o perdão tem poder libertador. Quando perdoamos a quem nos ofendeu, nosso coração fica limpo, livre para experimentar o poder restaurador do Espírito Santo.
Que o perdão seja sempre a nossa escolha!

sábado, 6 de julho de 2013

"E farei com que sejais habitados como dantes e vos tratarei melhor que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o SENHOR." Ezequiel 36:11

Em meio às tribulações devemos lembrar que Deus continua ao nosso lado. Se nossa vida não está exatamente da forma que desejamos, devemos lembrar de que Deus, como Pai de Amor, prossegue trabalhando para nosso bem.
Por vezes, Deus permite que passemos por situações difíceis para que não percamos a consciência de nossa total dependência d'Ele.
Ele promete um novo tratamento, uma nova comunhão, muito melhor que antes.Por isso, prossigamos com fé, tendo no coração a certeza de que Ele está preparando o melhor para nossas vidas.  

sexta-feira, 5 de julho de 2013

"Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe." Hebreus 12:5-6

Pensamento: As tribulações e dificuldades que se apresentam diante de nós muitas vezes não são compreendidas, mas o Senhor permite que sejamos provados para que nosso caráter seja moldado, para que estejamos mais próximos do Senhor, e para que tenhamos uma vida melhor logo após sermos corrigidos. Por isso, não precisamos murmurar em meio a tribulação, vamos adorar ao Senhor em todos as circunstâncias e certamente haverá recompensa.

Oração: Pai querido, obrigado pelas correções e pelas provações que fazem aproximar mais do Senhor. Ajuda-me a suportar sem murmurar e louvando ao Senhor em toda circunstância. Sei que minha vida lhe pertence, meus caminhos estão nas suas mãos, e o Senhor é pai e jamais deixaria seus filhos desamparados. Por isso guarda meu coração de toda tristeza, medo e amargura. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Fonte: www.devocionaldiario.com.br

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Carne e Espírito

"Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Romanos 8:13-14 

Andar na carne não significa apenas a prática de pecados "graves", como roubar, matar, mentir. Andar na carne também significa ter uma rotina comum, como de qualquer pessoa boa e comum, porém, sem dar o devido valor a Deus. Quer seja no falar, no agir, no trabalhar, tudo devemos fazer como se a Deus estivéssemos fazendo. Isto é andar no Espírito. É fazer tudo para a Glória de Deus. 


quarta-feira, 3 de julho de 2013

As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos

"As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos." Salmos 119:73

Deus, em Sua infinita sabedoria e grandeza, criou cada cada pessoa para a Sua glória. 
Seguir os mandamentos, os ensinamentos que a Bíblia traz torna-se uma tarefa pesada quando não se tem a revelação, o verdadeiro entendimento da Santidade de Deus e dos propósitos de Seus mandamentos.
Por isso, apenas com a presença do Espírito Santo, que é o Ajudador, aquele que ensina, é que podemos compreender a pureza das leis espirituais que as Santas Escrituras trazem e desfrutar dos frutos da obediência.



terça-feira, 2 de julho de 2013

Olhai por vós mesmos

"Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão."2 João 1:8

A jornada da fé não é um caminho fácil. Dia após dia, o diabo, inimigo de nossas almas luta para destruir nossa fé e comunhão com Deus. Infelizmente, em alguns casos ele tem obtido êxito. Porém, quando um irmão da fé se enfraquece, nosso dever é buscar resgatá-lo, trazendo-o para perto dos bons ensinamentos, da santa doutrina. Caso este não queira ajuda, não devemos julgá-lo. Devemos sim, cuidar da nossa vida e comunhão com Deus e nos alimentarmos da Sua Palavra. Devemos estar sempre vigilantes e fugir de tudo aquilo que prejudica nossa vida espiritual, para que não ocorra de perdermos tudo o que já temos conquistado em nossa jornada cristã.
ia